sexta-feira, 23 de novembro de 2012

João da Praia

(Rio de Janeiro/RJ, 1950 ******** São Paulo/SP, 1/7/1988)

Antônio Jorge Zacarias, o João da Praia, foi um cantor e compositor popular.

Fez sucesso em 1974 com a música "O Boi Vai Atrás" ("Aonde a Vaca Vai"), que vendeu 300 000 discos.

Analfabeto, usando um violão com apenas uma corda, João da Praia foi descoberto pelo produtor Jacques Ayres, quando vendia sorvete na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Depois da fama meteórica, nunca mais fez sucesso, tendo de trabalhar como motorista e balconista para sobreviver.

Chegou a gravar um outro disco porém logo depois veio a falecer. Outra de suas canções de relatico sucesso foi "Formiga Cabeçuda".

Consta que o apresentador Sílvio Santos o contratou pra ir no seu programa
ele não foi, mesmo com tudo pago. O Sílvio anunciou "vem ai João da Praia!" e
ele não apareceu. Durante 5 vezes foi anunciado e nada. Sílvio então chamou os comerciais e depois disso João da Praia entrou no ostracismo.

Seu último disco, um compacto, foi lançado em 1981.

As informações sobre sua morte são desencontradas. Segundo a Revista Veja ele faleceu na cidade de Duque de Caxias/RJ devido a um ataque cardíaco. Entretanto, amigos do compositor que entraram em contato com o site afirmam que ele faleceu em 1989 na cidade de São Paulo/SP, no Hospital Zona Sul no bairro de Santo Amaro. Seu corpo está enterrado, segundo a mesma fonte, no cemitério São Luis.

Fonte: Revista Veja, 13 de julho, 1988 - Edição n° 1036 - DATAS - Pág; 83

19 comentários:

  1. Fui conhece lo só agora em 2018, 30 anos após a sua morte, ótimo cantor

    ResponderExcluir
  2. Não me recordo com exatidão o ano, mas por volta de 75 ou 76, ele também agiu de jeito "falho" com o famoso radialista Zé Bettio, grande sucesso da rádio Record. Na época Zé Bettio o contratou para um show no seu salão de festas situado no Jaçanã, no antigo Cine Coliseu, ele chegou com três horas de atraso, bêbado e tendo entrado com uma "patota" pela porta da frente do salão. O radialista que havia passado a semana inteirinha tocando suas músicas e anunciando a sua presença no referido salão, o expulsou do local e no programa radiofônico seguinte quebrou o disco do artista em pedaços miúdos. Lembro-me algumas palavras proferidas pelo famoso locutor "um moleque, irresponsável... gente, aqui ainda tem um pedacinho graúdo, escute ai: crac... crac..." Foi assim. João da Praia foi essa figura de sucesso repentino e definho mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o João da praia ele vivia em um hotel na rua dos Andradas próximo da gravadora Beverly copacabana estava no tope do sucesso porem vivia bêbado rodeado de prostitutas que lhe tomava todo seu dinheiro seu fim estava escrito não teve nenhum tipo de orientação nem estava preparado para isso com tudo uma pessoa simples sem maldade

      Excluir
    2. Lembro muito bem desse episódio do Zé Bétio, ouvi no rádio ele quebrando o disco do cara.

      Excluir
    3. Muito talentoso ele é uma obra prima de Deus para confundir pessoas arrogantes auto suficientes e pré potentes.1 coríntios versículos 27e28.

      Excluir
    4. ...ele tocou algum tempo com o Grupo Mesa de Bar de Guarulhos, onde ganhava algum para o leite das crianças, depois que, o Zé Bettio, revoltado com o atraso ocorrido no Show, lhe cortou as Asas. Morava em um porão no Bairro do Brás. Está enterrado em SP. Foi gente muito boa...

      Excluir
  3. Curti muito sua música. Era adolescente e achava a música do boi muito divertida! Infelizmente, não teve cabeça para o sucesso. Faltou orientação mesmo, por parte de quem o levou ao estrelato. Que Deus o tenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achava engraçado a letra da música pior que fez sucesso em 74,mesma época da Vanusa Manhãs de setembro.

      Excluir
  4. Me lembro desta musica fez sucesso anos 70

    ResponderExcluir
  5. É uma pena teve um fim triste, falta de preparo. Lembro da música.

    ResponderExcluir
  6. Até as músicas de zueira de antigamente eram melhores q as músicas atuais...

    ResponderExcluir
  7. Meu pai estava internado no hospital santa Marta em ato Amaro na noite em que ele faleceu foi uma grande correria dos funcionários pois estavam levando ele (o João da pária pra lá e a direção do hospital e estava temendo que teria muita imprensa aí teria que está td arrumadinho .

    ResponderExcluir
  8. Eu era criança quando ouvi essa musica, meu irmão mais velho hoje falecido comprou um compacto na época e tocava a noite com os amigos que sempre vinham em casa ouvir musicas.

    ResponderExcluir
  9. Muito melhor que Anita e muitos que acham que cantam por aí.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. ... não sei dizer quantos, mas tinha sim e a eles sempre se referia nas resenhas dos Shows do Grupo Mesa de Bar onde tocou por algum tempo...

      Excluir
  11. Vi no programa do Flávio Canvacante, ano de 1974/5 onde o Flávio ouve a música e quebra o disco na frente do mesmo, Flávio tinha uma crítica muito forte qto não gostava das músicas de cantores.

    ResponderExcluir
  12. É um amigo comentou aí que o ze betio um radialista nota 1000 anunciou que ele iria no salão de festas dele é chegou muito atrasado e foi expulso do programa é oze no próximo programa quebrou o disco dele, deve q foi assim mesmo, Zé betio era muito responsável e passou uma vergonha nacional,pinga não dá camisa a ninguém. Não sei porque não acaba com isso

    ResponderExcluir